Notícias

CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E SUA DIVERSIDADE

O projeto TV DE RUA tem a hora de contar com a presença de Joyce Ramos para ministrar o curso de Produção Audiovisual e sua Diversidade. Ela é Bacharel em Ciências Sociais pela - UVA e graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais - UECE. Atua na área de Pesquisa, Produção Cultural, Fotografia, Realização e Pedagogia Audiovisual. Idealizadora do Cineclube Cinema no Terreiro e Coordenadora Pedagógica no Projeto Janelas da Vila, atuou também como ministrante do curso da primeira turma do projeto tv de rua no ano de 2024.

🎬✨ SEMINÁRIO EMPREENDEDORES DO AUDIOVISUAL✨🎬

O seminário empreendedores do audiovisual é um projeto apoiado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e Realizado pela Argumento Produções, com o apoio do SEBRAE, juntos vamos continuar fortalecendo o audiovisual e explorar novas oportunidades de negócios, colaborando e auxiliando empreendedores a conquistarem e se destacarem no mercado da economia criativa, por meio do desenvolvimento de habilidades e estratégias O SEMINÁRIO EMPREENDEDORES Lançou sua primeira edição presencial foi realizado nos dias 24,25 e 26, realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, Meruoca/Ce, contando com a participação de ministrante renomados: Camila Delfino, Joyla Lima e Matheus Salvany.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO TV DE RUA?

Conheça um pouco sobre o que é oferecido durante o projeto TV DE RUA! O TV DE RUA, é um projeto gratuito de formação em audiovisual para jovens a partir de 14 anos de idade, levando para os alunos formações em várias áreas e os capacitando para o mercado de trabalho. Vale lembrar que esse projeto está na sua 6 ª edição e conta com um grupo renomado e experiente de ministrantes para repassar o seu conhecimento e promover o desenvolvimento cultural, tendo como resultado vários alunos que já atuam na área de forma autônoma ou que prestam serviços para empresas da região. O projeto é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, com o apoio do Ministério da Cultura- Edital Olhos d'Água.

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Vem aí... Mais uma edição do Projeto TV DE RUA!!! A 6ª edição do projeto TV DE RUA acontecerá na Cidade de Alcantara/Ce!!! 🎬 O projeto é uma formação gratuita que capacita jovens e adolescentes no audiovisual. Está em execução há mais de 7 anos, formando jovens para o mercado de trabalho, ressaltamos que muitos alunos de edições passadas já atuam na área de forma autônoma ou em empresas da região. 🎥 Então não perca a oportunidade, e se inscreva já, as inscrições estarão acontecendo do dia 12 ao dia 22 de novembro, mediante preenchimento do formulário no link, ou através do QRCode. Garanta já a sua inscrição! 🏃‍♀️✅️ Aulas aos sábados, na cidade de Alcântaras/Ce. Em caso de dúvidas entre em contato com o @INSTITUTO_TAPUIA no Instagram Link: https://forms.gle/aDbY8ycVSmwTPzG2A

SAIBA O QUE ACONTECE NAS GRAVAÇÕES DO PROJETO DE RUA

As gravações dos curtas-metragens do projeto TV de Rua marcaram um momento importante na formação dos alunos, que se dedicaram a aprender os fundamentos da linguagem audiovisual. Durante as filmagens, enfrentaram desafios como mudanças de iluminação e locação, que se tornaram lições sobre flexibilidade e trabalho em equipe. Cada superação trouxe um sentimento de conquista e reforçou seu aprendizado. Os curtas resultantes não foram apenas produtos acadêmicos, mas sim expressões coletivas das histórias e emoções dos alunos. O projeto é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, e pelo edital Olhos d'Água do Ministério da Cultura, foi fundamental para despertar a paixão pelo cinema e preparar os jovens para o mercado audiovisual.

DIRIGINDO A MONTAGEM- CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DOS CORTES

Esteve sendo realizado o curso de Dirigindo a Montagem- Contar Histórias Através dos Cortes, ministrado por Rozalvo Babosa, ele mostrou aos alunos que é possível explorar a narrativa cinematográfica pelo ponto de vista da montagem e da direção, e manter a abra audivisual com o sentimento que se deseja transmitir. Apresentando também estudos de casos e explorando suas características e similaridades. Mostrando de forma teórica e prática foi possível fazer com que os alunos conhecessem um pouco mais do universo da montagem na área do audiovisual. Os curtas resultantes não foram apenas produtos acadêmicos, mas sim expressões coletivas das histórias e emoções dos alunos. O projeto realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, contemplado no edital Olhos d'Água do Ministério da Cultura.

DIRIGINDO A MONTAGEM- CONTAR HISTÓRIA ATRAVÉS DOS CORTES

O projeto TV DE RUA, conta com a participação de Rozalvo Barboza Tomaz para ministrar o curso de montagem. Levando para os jovens experiências da área do audiovisual, mostra como é possível transmitir ao público emoções através dos cortes e de sua montagem. Este projeto é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e foi contemplado no Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do Programa Olhos d'Água - Ministério da Cultura.

TRILHA SONORA PARA CINEMA, TV E PUBLICIDADE

Tivemos a honra de receber Yures Viana Queiroz como instrutor. Ele é um profissional talentoso e experiente em Som Direto para Longa Metragem, Publicidade, Séries e Documentários, além de atuar na Direção e Fotografia Aquática. Yures também é Professor e Facilitador com certificação I.D.M., sob a tutoria do Professor Joaquim Duque Estrada. Ele participou de produções renomadas como "Cine Tapuia", "O Gato Preto" e "Mãe e Filha". A experiência prática de Yures enriquece o aprendizado dos alunos com exemplos reais e dicas valiosas do cotidiano das grandes produções audiovisuais. O curso proporciona uma compreensão profunda do papel do som direto na narrativa audiovisual, desenvolvendo uma escuta atenta e habilidades para superar desafios técnicos e artísticos durante a captação. Este projeto é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e foi contemplado no Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do Programa Olhos d'Água - Ministério da Cultura.

CURSO DE TRILHA SONORA, PARA CINEMA E NOVAS MÍDIAS

A disciplina visa capacitar os alunos a capturar e manipular som diretamente no set de gravação, assegurando a qualidade e autenticidade das gravações audiovisuais. A prática do som direto é fundamental em produções como longas-metragens, documentários, séries e publicidade, pois o áudio registrado no local é uma das principais bases para a construção do universo sonoro do projeto final. O curso abrange técnicas para operar microfones de lapela, boom, gravadores portáteis e outros equipamentos de captação de som, adaptando-se às características de cada ambiente de gravação, seja interno ou externo. Além do manuseio adequado dos equipamentos, os alunos aprendem a importância da comunicação com a equipe de direção, fotografia e produção, garantindo que o som direto seja captado com precisão, mesmo em condições desafiadoras. Tivemos a honra de receber Yures Viana Queiroz como instrutor. Ele é um profissional talentoso e experiente em Som Direto para Longa Metragem, Publicidade, Séries e Documentários, além de atuar na Direção e Fotografia Aquática. Yures também é Professor e Facilitador com certificação I.D.M., sob a tutoria do Professor Joaquim Duque Estrada. Ele participou de produções renomadas como "Cine Tapuia", "O Gato Preto" e "Mãe e Filha". A experiência prática de Yures enriquece o aprendizado dos alunos com exemplos reais e dicas valiosas do cotidiano das grandes produções audiovisuais. O curso proporciona uma compreensão profunda do papel do som direto na narrativa audiovisual, desenvolvendo uma escuta atenta e habilidades para superar desafios técnicos e artísticos durante a captação. Este projeto é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e foi contemplado no Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do Programa Olhos d'Água - Ministério da Cultura.